Quando o noticiário informa sobre a aproximação de um tufão, é importante pensar em cuidar do seu veículo por 2 motivos: é seu meio de locomoção e pode servir de abrigo.
Além disso é um bem pelo qual desembolsou uma boa quantia, então merece atenção tanto quanto cuidar da casa.
Com a aproximação do tufão o que preocupa são as rajadas de vento e as consequências da chuva, como inundação, enchente e deslizamento. E não se pode subestimar pois é frequente ver nos noticiários quedas de postes e árvores, além dos outros desastres.
Veja as dicas de um especialista japonês.
1 – Mova seu carro ou motocicleta para um local alto
Ao contrário do terremoto que é repentino, tufões e chuvas fortes podem ser previstos até certo ponto. Ao saber da previsão e avisos emitidos pela agência pu observatório de meteorologia, tire proveito do tempo que o fenômeno vai levar para chegar à sua área e evacue para um lugar alto com seu carro o mais rápido possível, principalmente se mora perto da costa marítima, rio, encosta de montanha ou outro local de risco.
Para isso, é importante ter em mãos o hazard map (ハザードマップ), ou mapa das áreas de risco fornecidos pela prefeitura, para decidir com antecedência para onde evacuar carros e motos. Escolha um estacionamento em local alto. Em geral, os locais de evacuação indicados pelas prefeituras costumam ser seguros.
2 – Não subestime os ventos fortes
Quando o olho do tufão fica sobre a área a velocidade do vento pode chegar a 50 metros por segundo. Com 20 já fica difícil ficar de pé, pois convertendo a velocidade é de 72 km/h. Portanto, 50 m/s é igual a 180 km/h.
No caso da passagem do tufão n.º 15, em setembro do ano passado, os carros estacionados foram deslocados em dezenas de metros. É difícil prever rajadas e tornados, mas o curso e a velocidade dos tufões podem ser previstos.
Ao estacionar o carro ou motocicleta, é necessário tomar medidas contra ventos fortes, como escolher um local que fique na sombra do prédio ao invés de um local onde as rajadas criam caminhos. Deixe-o longe de postes e árvores.
3 – Essenciais dentro do carro
Nenhum carro poderá ser útil se não tiver combustível. Portanto, confira isso antes de sair e encha o tanque, caso precise se locomover para um local distante.
Além disso, você deve sempre ter uma fonte de alimentação para a cigarreira (12V), para carregar seu smartphone e outros dispositivos. Um conversor para 100V também ajuda, pois pode até usar o laptop.
Leve seu kit de emergência com água e alimentos, no porta-malas. Depois do tufão do ano passado, houve uma queda prolongada de energia elétrica e água. Os supermercados e lojas de conveniência ficaram com as prateleiras vazias.
4 – Seguro
Se, porventura, o carro não esteja assegurado, é melhor providenciar isso. Afinal, não importa o quão preparado você esteja, seu carro pode ser danificado. O seguro é útil nesses casos.
Se está assegurado, verifique se seu plano cobre, além dos acidentes de trânsito, lesões e morte, o valor do veículo em si no caso de danos com tufões, terremoto e chuvas. Se você não tiver, caso aconteça algo, infelizmente, terá que arcar com o conserto ou troca dele. Consulte seu agente e mude o plano, se for o caso.
O seguro contra incêndio (火災保険, lê-se kasai hoken) não cobre os danos citados acima.
Cada família deve procurar se proteger da melhor forma possível. Então, tenha cuidado suficiente e previna-se!
Fonte: Yahoo!