Reprodução do ranking da Interbrand
A Interbrand, a maior empresa de branding do mundo, anunciou o ranking de avaliação de valor das marcas globais – Best Global Brands 2020. Este ranking mostra as marcas que estão expandindo seus negócios globalmente, converte em valores monetários e as classifica.
Publicidade
Esta é a 21.ª edição, a qual tem uma peculiaridade: instabilidade e incerteza aceleradas pelo desastre do novo coronavírus, o qual teve grande impacto no ranking.
A Apple brilha em primeiro lugar por 8.º ano consecutivo, com crescimento do valor da marca em 38%. Logo abaixo está a Amazon, com aumento de 60% pois as pessoas do mundo fizeram mais compras online por causa da pandemia.
A Microsoft ficou em terceiro o Google, que estava em segundo lugar desde 2013, caiu 1% ano a ano, para o quarto lugar.
A Samsung ficou em 5.º lugar e apareceu pela primeira vez no top 5. A japonesa Toyota ficou atrás da Coca-Cola, em 6.ª posição.
As marcas de mídia social e comunicação tiveram grandes avanços, com Instagram, YouTube e Zoom classificadas nas Melhores Marcas Globais pela primeira vez.
As 5 principais marcas em crescimento são Amazon, Microsoft, Spotify, Netflix e Adobe. As marcas de serviço online se desenvolveram devido à influência do novo coronavírus.
Além disso, PayPal, Mastercard e Visa também estão aumentando seu valor de marca, devido à mudança na forma de pagamento por causa da pandemia.
Zara e H&M tiveram que fechar muitas lojas por causa da crise e seus valores tiveram queda mas ainda permanecem no ranking.
Veja o print do ranking divulgado pela Interbrand.
Fonte: divulgação