São 13 empresas farmacêuticas de diversos países do mundo a iniciar ensaio clínico para tratamento da Covid-19 com uma preparação de imunoglobulina avançada, feita pela concentração e purificação de anticorpos de pacientes que se recuperaram da infecção pelo novo coronavírus.
Entre elas há uma empresa japonesa, a Takeda Pharmaceutical. Os ensaios clíncios estão sendo feitos em 500 pessoas de 18 países.
Os ensaios clínicos estão sendo conduzidos com dois grupos de pacientes internados, com sintomas leves da Covid-19, escolhidos aleatoriamente. Para um deles a preparação é aplicada através de injeção intravenosa junto com dose do medicamento Remdesivir. O outro passará pelos mesmos processos, mas com remédio placebo para medir os efeitos do tratamento. Em ambas situações querem saber se os ensaios são eficazes na prevenção do agravamento.
A preparação de imunoglobulina avançada inclui uma grande quantidade de anticorpos – passados pela purificação e concentração – e são fáceis de serem ministrados. Outro fator positivo é a facilidade no transporte.
“Queremos mostrar resultados desses ensaios ainda este ano”, informou o representante da Takeda Pharmaceutical.
Fonte: Asahi