O primeiro-ministro Yoshihide Suga visitou o Vietnã pela primeira vez e em uma diplomacia de alto nível que ele nunca havia experimentado antes. E a esposa Mariko também fez sua estreia como primeira-dama.
Eles embarcaram no domingo (18), do aeroporto de Haneda, rumo ao Vietnã e depois Indonésia.
Na segunda-feira (19) Mariko o acompanhou nas cerimônias vestida com um tailleur de cor clara, bem discreta, como sua personalidade.
Por outro lado, o marido que quase nunca mostrou sorriso quando ocupava o posto de secretário-chefe de gabinete de seu antecessor Abe, esbanjou no Vietnã. Até a autoapresentação antes do discurso foi no idioma local.
O Vietnã é o país que preside a ASEAN-Associação das Nações do Sudeste Asiático. É um dos poucos países do mundo que conseguiu conter a epidemia do novo coronavírus, com pouco mais de 1,1 mil pessoas até o momento.
Um dos assuntos entre os dois países foi o da retomada dos negócios, portanto ida e vinda dos empresários.
As habilidades diplomáticas do novo primeiro-ministro ainda são desconhecidas, por isso, tem usado o Twitter para postar vídeos. Na terça-feira segue para Indonésia, país com o maior número de pessoas infectadas da ASEAN.
Segundo pesquisa de opinião pública feita pela ANN no final de semana, a aprovação de Suga caiu 6,2 pontos em relação à outra semana. Ainda assim continua sendo apoiado por 56% da população.
Fontes: Nikkan Sports e ANN