Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Japão: pela primeira vez é encontrada rara estrela do mar com luminescência

| Sociedade

Pesquisadores encontraram uma rara espécie de equinodermo, parente de uma estrela do mar, que brilha na escuridão. É o primeiro registro no Japão e já ganhou nome.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
estrela

Ser marinho encontrado pela primeira vez no Japão, a 15 metros de profundidade (cedida pelo pesquisador)

Um ser marinho, o equinodermo da classe Ophiuroidea, relacionado com a estrela do mar, foi encontrado pela primeira vez no Japão. Antes dessa descoberta há registro de ter sido encontrado no fundo do mar da Indonésia e Singapura, mais de 90 anos atrás. 

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O pesquisador e professor Takuma Fujii, do Centro de Pesquisa Internacional da Universidade de Kagoshima, relatou para a imprensa na quarta-feira (28), que encontrou essa parente da estrela do mar em setembro do ano passado e em fevereiro deste ano.

“Estava mergulhando a noite quando vi algo emitindo luz, perceptível a olho nu, na areia, a 15 metros de profundidade”, conta. Disse que foi nas águas da ilha Kakeroma, do arquipélago de Amami, a qual faz parte da cidade de Setouchi (Kagoshima).

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie
estrela1

Luminescência verde ao ser estimulado na escuridão (cedida pelo pesquisador)

Recolhido para pesquisa, quando se apaga a luz e o ser marinho recebe um estímulo externo emite uma luz verde. 

“Especula-se que faz isso por motivos de sobrevivência, como surpreender o peixe com sua luminescência para atraí-lo e comer, ou o contrário, de espantar os predadores”, diz Fujii, explicando que ainda há muito o que pesquisar.

A parente da estrela do mar tem 50 centímetros, 5 braços, e foi batizada com o nome de kin-habu torano okumo hitode (キンハブトラノオクモヒトデ). O motivo é que seus braços têm as cores da cobra habu, típica de Amami e Okinawa, em amarelo, branco e preto.

Fontes: Minami Nippon Shimbun e MBC


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo