O NCGM – Centro Nacional de Saúde e Medicina Global, com sede em Tóquio, revelou que um paciente adulto, na faixa dos 70, com Covid-19, desenvolveu vasculite, inflamação no vaso sanguíneo, segundo matéria do jornal Yomiuri, de quarta-feira (7).
Em crianças, já se sabe de casos de desenvolvimento da Doença de Kawasaki, com ocorrência da inflamação nos vasos sanguíneos do corpo após a infecção. O centro afirma que é a primeira ocorrência no mundo em um adulto com vasculite, após testar positivo para o novo coronavírus.
Segundo relatos o paciente foi internado se queixando de febre e tosse, na primavera, quando confirmou-se a Covid-19. Os exames de TC-tomografia computadorizada mostraram que as artérias estavam inflamadas desde o abdômen até as pernas esquerda e direita.
Esse paciente nunca teve vasculite. Com base nos fatos, o centro concluiu que a inflamação ocorreu após a infecção. Depois de medicá-lo com antiinflamatórios sem esteroides, e com a queda da temperatura, a vasculite não foi mais identificada.
Norio Oomagari, diretor do NCGM, informou que “complicações como essa podem aparecer no paciente com Covid-19, com quadro febril, mesmo sendo adulto, por isso, requer muito cuidado”, alertou.
Fonte: Yomiuri