Segundo a informação de segunda-feira (12), da prefeitura de Nagoia (Aichi), uma mulher na faixa dos 50 anos, foi internada no mês passado, em 24, com pneumonia e seu estado se agravou. Chegou a ter falência dos órgãos, ficou em coma, mas está se recuperando gradativamente.
O resultado do exame realizado pelo hospital mostrou a infecção pela bactéria legionela. Soube-se que ela esteve no Tenku Spa Hills, situado em Moriyama-ku, na cidade de Nagoia, em 7 de setembro. É uma instalação chamada de super sento no Japão, onde há ofuros para banho público.
Uma equipe do Centro de Saúde foi até o local, onde encontrou essa bactéria em diversos locais nesse spa, principalmente nos encanamentos. Suspendeu o expediente para que fosse feita a desinfecção. O trabalho foi concluído até 1.º deste mês outubro e, como o resultado do teste foi negativo o expediente é retomado na terça-feira (13).
Como ocorre o contágio
Segundo o portal de saúde CUF, “a bactéria legionela está presente no meio aquático, por exemplo, em sistemas de água domésticos, jacuzzis e piscinas, ou, na natureza, em rios e lagos. O seu contágio ocorre, não de pessoa para pessoa, mas pela inalação de gotículas de água quente suspensas no ar”.
Essa bactéria causa a legionelose, um tipo de pneumonia, cujos sintomas aparecem em 5 a 6 dias depois de aspirar a bactéria.
A legionelose pode ser mortal, porém, com um tratamento adequado o paciente pode ser salvo.
Fontes: CBC TV, Tokai TV, CTV e CUF