O grupo de estudos para avaliação dos movimentos da Nankai Trough – Falha de Nankai – informou na quarta-feira (7) que “nenhuma mudança em particular foi observada”.
Embora tenha ocorrido um terremoto de magnitude 5,1 em Shizuoka, bem nessa área, em 27 do mês passado, o grupo de especialistas informou foi dentro da placa do Mar das Filipinas e não no seu limite.
Além disso, entre 2 a 7 do mês passado, foram observadas ocorrências de tremores de pequena escala chamados de terremoto profundo de baixa frequência, na área de Tokai, perto do limite da placa. Vários extensômetros confirmaram e também os dados das áreas circundantes indicaram esse fenômeno.
Acredita-se que isso seja causado pelo chamado de deslizamento lento de curto prazo da falha, no qual o limite entre as placas muda lenta e profundamente e já foi repetidamente observado no passado.
Diante desses fatos, o grupo de especialistas resumiu: “nenhuma mudança particular que se pensa ter aumentado a possibilidade de um terremoto de grande escala, em comparação com tempos normais, foi observada”.
Fonte: NHK