Embaixador Saboia entrega ao governador um símbolo dos 2 países, de flores de cerejeira e ipê (Sankei)
O quadro da infecção pelo novo coronavírus na província de Gunma, até quinta-feira (15) é de 763 pessoas infectadas no total e 19 mortes.
Publicidade
Ainda que os números tenham reduzido, a situação é imprevisível.
Com o acentuado percentual de estrangeiros infectados entre 10 a 16 de setembro e 18 a 24 do mesmo mês, com 70% e 80% em cada período, como brasileiros e peruanos, o governador da província buscou ajuda procurando os diplomatas brasileiros.
A maioria deles mora nas cidades cujos centros de saúde ficam em Isesaki, Ota e Tatebayashi. O que se levantou foram os hábitos peculiares dos estrangeiros, como abraços para os cumprimentos, como pano de fundo da disseminação da infecção. Embora sejam distribuídos avisos em português, o governo decidiu que necessitava de outras medidas.
Embaixador e cônsul visitam governador
Da esq. p/ dir. Cônsul-geral, Embaixador e Governador (fan page do Gunma One-stop Center)
Na quarta-feira o Embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Paes Saboia, e o Cônsul-Geral, João de Mendonça Lima Neto, visitaram o governador Ichita Yamamoto.
As 3 partes anunciaram cooperação mútua para a prevenção da disseminação dentro da comunidade verde amarela, composta de 12.600 residentes, segundo dados de dezembro de 2019.
Na declaração foram incluídas as seguintes palavras: “darão atenção ao aperfeiçoamento da educação e da qualificação de um modo geral da comunidade brasileira, bem como aos seus direitos humanos básicos, tais como garantia do trabalho digno, e ainda, que unirão esforços para combater e superar o atual momento da crise gerado pelo Covid-19.”
O cônsul manifestou que gostaria de prosseguir concretamente com essas formas de cooperação e demonstrou intenção de continuar visitando a província.
O embaixador entregou ao governador um presente, em formato de árvore, com as duas flores que simbolizam os dois países, de cerejeira e ipê.
O governador já recebeu também visitas de cortesia dos embaixadores da China, Vietnã e Fiji.
Na página do Centro Comunitário Multicultural de Oizumi estão publicadas as mensagens dos 3 embaixadores: Brasil, Peru e Bolívia (toque aqui para ler).
Outro local onde há informações é na fan page Gunma One-stop Center, em português (toque aqui para ver).
À esq. o acordo e à dir. mensagem
Fontes: divulgação e Sankei