Imagem do tufão Chan-Hom, na manhã de quarta-feira (NHK)
O 14.º tufão se move em sentido norte, de forma bem lenta. Na manhã de quarta-feira (7) a AMJ – Agência de Meteorologia do Japão informou que está com 980hPa de pressão atmosférica central e velocidade máxima do vento na área de tempestade, de 40 metros por segundo.
Publicidade
Na manhã seguinte, quinta-feira, deverá ganhar potência, com 960hPa, e se aproximar da ilha Minami Daito (Okinawa). Como seu movimento está lento a aproximação é preocupante pois poderá causar chuva e tempestade por mais tempo.
Com ambiente adequado para o desenvolvimento dos tufões, deverá ganhar ainda mais potência e se aproximar das ilhas Amami (Kagoshima) e do sul de Kyushu, na manhã de sexta-feira (9), já classificado como forte.
Portanto, nessas áreas as rajadas de vento tendem a ser muito fortes, ocorrerão elevação das ondas e a chuva deverá ficar intensa.
Domingo e segunda-feira
Imagem da previsão de curso do 14.º tufão (Tenki)
Embora preveja-se que o Chan-hom faça um curso pelo Oceano Pacífico, o olho não estará diretamente sobre as províncias, mas sua área de tempestade é imensa, podendo chegar a 650 quilômetros de diâmetro. Por isso, requer atenção.
No domingo (11) e segunda-feira (12) deverá causar transtornos em Shikoku, Kansai, Tokai e Kanto, embora deva reduzir a potência.
Como ainda não se tem clareza na previsão recomenda-se ficar atento às notícias para se prevenir.
Fontes: Tenki, NHK, AMJ e Weather News