Deslizamentos em Kiho, à esq., e à dir. sobre o salão principal de um templo em Toba (CBC TV)
Segundo o último boletim da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, às 8h45 de domingo (11), o 14.º tufão do ano, já com bem menos potência – 990hPa – se afastou da costa e está se movendo a 20 quilômetros por hora, a 150 km da ilha vulcânica Hachio (Hachiojima).
Publicidade
Mesmo afastado é a causa da ventania e elevação de ondas em Shizuoka e das ilhas pertencentes a Tóquio no domingo.
Na região Tokai, foi a causa de chuva histórica em Owase (Mie), ultrapassando 600 mm, sendo que em Iga (Mie) teve alerta de evacuação, já cancelado. Em alguns locais da província ocorreram deslizamentos, como em Toba, cujos detritos fluíram para o salão principal de um templo, no sábado (10). No mesmo dia, em Kiho-cho, o deslizamento fechou uma estrada. Em nenhum dos locais os desastres causaram vítimas.
Sol e calor em Tokai
Após a passagem do tufão, o domingo é convidativo para passeios. Mas é preciso tomar cuidado com as altas temperaturas, não típicas de um dia de outono.
Nas cidade de Gifu e Tajimi (Gifu) a máxima deverá chegar a 30ºC, enquanto em Nagoia e Toyohashi (Aichi) 29 e 27ºC, respectivamente. Em Mie a previsão de máxima é de 28ºC em Tsu, Yokkaichi e Owase.
Na região, há previsão de dias ensolarados, ora nublados, até quinta-feira.
Novo tufão
Os dois tufões no domingo (Yahoo!)
Às 6h de domingo foi formado um novo tufão, o 15.º, batizado de Linfa, no Mar da China Meridional. Está se movendo a 20 km/h a oeste, com baixa potência, de 1.000hPa.
Esse tufão deve seguir curso para o oeste no Mar da China Meridional e se transformar em ciclone tropical na segunda-feira (12), já próximo de Laos.
A média de tufões em outubro é de 3,6. Com o 14.º e 15.º, os dois deste mês, ainda é possível que se forme mais um ou dois.
Fontes: AMJ, NHK, Weather News, Yahoo! e CBC TV