O governador da província de Aichi, Hideaki Omura, informou na manhã de segunda-feira (7), que eliminará o carimbo pessoal nos documentos administrativos referentes às solicitações diversas da província e das cidades, em relação aos cidadãos.
Omura explicou que vem investigado a situação real do trabalho administrativo para agilizar e simplificar os procedimentos administrativos, tendo como base o novo procedimento a ser adotado no país.
Com isso, dos cerca de 6 mil tipos de procedimentos administrativos para os quais o governo da província exige o carimbo, para os cerca de 4,5 mil serão eliminados, incluindo pedidos de subsídios diversos, exceto para aqueles que tenham exigência da lei.
É a primeira província do Japão a anunciar a abolição do oin (押印) em basicamente todos os procedimentos administrativos e a época de início está prevista até o fim do ano.
O governador Omura disse que pretende fazer esses procedimentos administrativos online, tendo a Sede de Promoção da Transformação Digital como figura central.
Essa é uma tendência dos órgãos públicos japoneses e também na iniciativa privada. Com isso milhões de papéis poderão ser deixados de usar e facilitar os procedimentos, inclusive para arquivo digital.
Fonte: CBC TV e Tokai TV