A fruta típica do Japão chamada caqui, de cor laranja, doce e com tipos de texturas diferentes da polpa, é um excelente alimento da natureza.
A empresa Weather News fez uma pesquisa online para saber qual é a preferência da polpa. Quase a metade prefere o caqui de consistência firme e crocante, enquanto 28% disseram que tanto faz com crocância ou mole e gelatinosa.
Já que a maioria prefere a consistência mais firme é preciso saber conservar, pois a fruta amadurece relativamente rápido, depois de uns 3 dias que vem do supermercado.
Sasako Yoshida, profissional sommelier de vegetais, ensina como preservar as delícias e a textura dessa fruta, como se estivesse fresquinha na hora de consumir.
“A umidade é importante para preservar o frescor dos caquis. Primeiro, coloque-os em dentro de um saco plástico e guarde no compartimento de vegetais da geladeira para evitar que sequem. Assim, vão durar cerca de uma semana”, explicou.
Para quem quer manter por mais tempo na geladeira, a sommelier explica como fazer. “O caqui respira pelo sua sépala (parte superior que parece uma tampa), com a evaporação da água, tornando-o menos fresco e mais macio”, explica.
Por isso, se quiser mantê-lo com frescor sugere cortar pedaços de toalha de papel, no mesmo tamanho de cada uma das sépalas, molhar e cobri-las. Colocar todas as frutas com as sépalas cobertas em um saco plástico e armazenar no compartimento dos vegetais na geladeira. Assim, vão durar 2 a 3 semanas.
O caqui é muito rico em vitamina C, tanino e minerais também. Veja todas as propriedades do caqui tocando aqui para abrir uma matéria sobre isso.
No inverno é muito bom comer caqui para ajudar na prevenção da gripe.
Fonte: Weather News