Cuidados com o clima seco

O índice de umidade no ar está bem baixo, o que afeta não só a beleza.

Higrômetro analógico comprado em loja de ¥100 (PM)

Na quarta-feira (11) foram observados índices de umidade bem baixos em vários pontos do Japão. Às 12h25, segundo a empresa Tenki, Tóquio e Nagoia registraram índices que chegam a fazer mal à saúde. 

Publicidade

Quando a umidade cai, as membranas mucosas da boca e do nariz ficam secas, a função de defesa do organismo cai e a ativa a movimentação dos vírus que preferem um ambiente seco, tornando o corpo mais suscetíveis a resfriados e gripes.

Para o corpo o índice confortável fica entre 40 a 60%. No entanto, somente em Naha (Okinawa) foi registrado 67%. Em Tóquio e Nagoia (Aichi) os registros foram de 31 e 30, respectivamente, bem aquém do desejado. 

Nas demais capitais como Sendai, Sapporo, Kanazawa, Fukuoka e Osaka, houve variação de 41 a 50%.

Mas em Tóquio, desde segunda-feira o índice tem sido de 28%. Tanto lá quanto em Nagoia a recomendação é usar uma toalha molhada no ambiente ou ligar o umidificador de ar. Se tiver um aroma de óleo essencial, o ambiente fica perfumado e ainda mais confortável.

Imagem ilustrativa de umidificador de ar (Weather News)

Se não fizer isso a pele e os cabelos ficam ressecados ou extremamente danificados. Além disso, é preciso hidratá-los e também ingerir bastante água para o organismo.

Este ano, com a epidemia do novo coronavírus os cuidados devem ser redobrados. Escolha um umidificador que tenha um instrumento para medir a umidade no ar ou compre um. Pode encontrar um higrômetro até nas lojas de ¥100.

Tente equilibrar o nível de umidade conciliando o uso do aquecedor ou ar-condicionado junto com o umidificador para mantê-lo em um nível adequado. Mas durante a epidemia é importante lembrar de circular o ar do ambiente, ventilando-o de vez em quando. 

Outro detalhe importante é tomar cuidado para não causar incêndio, pois se propaga rapidamente. 

Fonte: Weather News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dia Mundial do Diabetes

Publicado em 12 de novembro de 2020, em Saúde, Bem-Estar e Cotidiano

Essa data foi criada para lembrar da prevenção e dos desafios de milhões de pessoas que sofrem dessa doença.

Ilustração do simbolismo do diabetes, por mcmurryjulie para Pixabay

Anualmente, 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. Mas, afinal que doença é essa? Saiba dela e também veja como se prevenir.

Publicidade

“É uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Mas o que é insulina? É um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto – a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos”, explica o site do governo brasileiro.

No mundo são mais de 250 milhões de pessoas que enfrentam os desafios diários do controle da doença. Mas, envolvem também seus cuidadores.

A Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que cerca de 212 milhões de pessoas, ou metade dos adultos atualmente vivem com diabetes mas não são diagnosticados. A maioria dessas pessoas tem diabetes do tipo 2, evitável.

A IDF criou um teste online, fácil e rápido, menos de 1 minuto, para avaliar se a pessoa poderá desenvolver o diabetes do tipo 2 nos próximos 10 anos. Para fazê-lo toque aqui (é em português).

Como se prevenir

Segundo a empresa MedPrev é preciso ter hábitos mais saudáveis para se prevenir contra o diabetes do tipo 2. Quem não o tem, pode introduzi-los.

  1. alimentação saudável, com hortaliças e frutas, ricas em fibras, minerais e vitaminas, mais fontes de proteína, magras. Evitar açúcar, sal e farinha, todos brancos, dando preferência para os integrais
  2. exercícios físicos diariamente, mínimo de 150 minutos semanais para adultos
  3. manter um peso saudável e sem gordura na barriga e cintura 
  4. boas noites de sono
  5. ficar longe do cigarro e bebida alcoólica
  6. check up médico com frequência

Cor azul

À esq. símbolo deste ano em Toyama e à dir. a Kannon de Takasaki, ambos iluminados na cor azul (WDDJ e Jomo Shimbun)

Se vir edifícios e monumentos com iluminação azul não estranhe. É para relembrar essa data, já que o símbolo é uma argola dessa cor. 

No Japão, assim como no mundo, há muitos locais com iluminação ou placas em azul, como a ponte sobre o canal, na cidade de Toyama (província homônima), eleita como símbolo de 2020. 

E em Gunma a Kannon do manto branco, na tradução literal (白衣大観音, lê-se byakui daikannon), em Takasaki, recebeu um tom azul para lembrar da data. Caso queira ir vê-la toque aqui para abrir o mapa. Fica até domingo (15).

Fontes: Gov. Brasil, IDF, MedPrev, WDDJ e Jomo Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!