A província de Hokkaido teve 189 novos casos na segunda-feira (16), sendo a grande maioria – 124 – de Sapporo. Está com o maior índice de infecção pelo novo coronavírus a cada 100 mil habitantes, com 28, devido ao grande número por 4 dias consecutivos de mais de 200.
Diante desse quadro o governador Naomichi Suzuki elevou o nível de alerta para o estágio 4 somente na capital, sendo que na província continua o 3. A partir de terça-feira (17) solicitou cooperação para os residentes de Sapporo não saírem sem necessidade. Aos cidadãos da província pediu para que evitem de ir à capital.
Shizuoka: preocupação com aumento de leitos
Diante do aumento de clusters de infecção o governo de Shizuoka também deverá elevar o nível a partir de 20 deste mês. São 5 estágios, definidos de acordo com padrões como clusters, número de novos infectados, entre outros.
Atualmente se encontra no segundo estágio – final da transição da infecção – mas poderá ser elevado para o de pré ou pós epidemia.
Dependo do avanço da epidemia na província poderá ser necessário aumentar o número de leitos, podendo chegar aos 450, bem maior do que os atuais 182.
Aichi: ainda na zona amarela
O governador Hideaki Omura manifestou a ideia de elevar o nível de alerta da província. São 4 e atualmente está no 2, o que significa zona amarela de risco de infecção da Covid-19.
Caso continue tendo elevado números diários, como na semana anterior, considera passar para o próximo estágio, da zona laranja. Isso significa mais rigidez nas ações dos cidadãos, como por exemplo, ter que pedir para não se deslocar para outras províncias ou de não voltar para a cidade natal no Ano Novo.
Por isso, fez um apelo à população para que reforce todas as medidas preventivas.
Fontes: NNN, Tokai TV, ANN, Tokyo Shimbun e News Digest