Lives sobre os 30 anos anos da comunidade brasileira no Japão

Duas instituições de peso do Brasil farão lives com participação de personalidades de destaque da comunidade brasileira no Japão.

À esq. Liberdade em São Paulo (Flickr) e à dir. Castelo de Inuyama na primavera (Wikimedia)

Por iniciativa do Bunkyo-Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e CIATE-Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior um grande evento, com transmissão via YouTube, está programado por causa dos 30 anos da comunidade brasileira no Japão.

Publicidade

As transmissões serão todas feitas com traduções simultâneas, tanto para o japonês, quanto para o português, pois são convidados que falam os 2 idiomas.

“Ao longo destes 30 anos, muitos brasileiros enfrentaram inúmeras dificuldades, da mesma forma que outra parte alcançou sucesso nos postos de trabalho (ou estudos!); outros retornaram ao Brasil; além daqueles que optam por continuar no Japão.

Neste cenário, Bunkyo e CIATE unem forças para realizar uma série de lives para enfocar diversos aspectos que guardam íntima relação com a preocupação e expectativas dos brasileiros que, corajosamente, encararam a desafiante adaptação na terra de nossos antepassados”, conforme texto publicado na página web do Bunkyo.

Além das autoridades dos dois países, o advogado que cresceu na comunidade e se formou no Japão, Renan Eiji Teruya; bem como o médico brasileiro Yuki Shimada, formado em Shiga, estarão presentes. 

Não faltam também outras presenças ilustres como Mauricio de Sousa e o professor, escritor e palestrante Clóvis de Barros Filho.

Os horários e datas em novembro foram escolhidos de forma que os públicos do Brasil e Japão possam assistir.

  • 6 às 20h30 (Brasil) ou 7 às 8h30 (Japão)
  • 7  às 9h e 20h (Brasil) ou 7 às 21h e 8 às 8h (Japão)
  • 8 às 8h (Brasil) ou 8 às 20h (Japão)
  • 21 às 20h (Brasil) ou 22 às 8h (Japão)
  • 22 às 8h (Brasil) ou 22 às 20h (Japão)

Os canais no YouTube são do Bunkyo e CIATE (toque sobre os nomes para ser direcionado).

Para conferir os participantes por data toque aqui.

Fonte: Bunkyo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Novas classes de ensino de japonês para estrangeiros em Komatsu

Publicado em 5 de novembro de 2020, em Comunidade

Duas novas classes de ensino do idioma japonês foram formadas em Komatsu, de graça, para quem reside no lado sul da cidade.

Classe com atendimento individual na nova turma (Hokkoku Shimbun)

A fim de incentivar os estrangeiros que residem ou trabalham no lado sul da cidade de Komatsu (Ishikawa), a Associação Internacional deu início a duas classes de ensino do idioma japonês, gratuitamente, em local mais próximo de onde residem.

Publicidade

A associação já oferece classes na área central mas por causa do deslocamento e custos a participação dos estrangeiros da região sul era pequena. 

No novo local espera-se que além de aprender japonês, indispensável para o trabalho e a vida, seja um espaço de interação.

As classes estão programadas para 2 turmas, de manhã e à tarde, de 2h cada, aos sábados. Os alunos podem levar seu próprio material. Além dos 2 professores da associação os voluntários que estão se capacitando para dar aulas oferecerão suporte. 

Paralelamente aos estudos para passar no teste de proficiência de japonês e ter aulas de conversação diária, serão oferecidas também consultas sobre o dia a dia, como descarte do lixo e uso da bicicleta elétrica.

A primeira aula foi em 10 de outubro e até 28 deste mês será observada a demanda para considerar oferecer as classes no próximo ano.

Segundo a associação, cerca de 2,4 mil estrangeiros vivem na cidade, a segunda maior população residente da província depois da cidade de Kanazawa. Por ordem de número de residentes, são de nacionalidades do Brasil, Vietnã e China. Nos últimos anos, o número de estagiários técnicos aumentou, por isso os provenientes da Indonésia e Bangladesh também entram na lista.

O local das classes é Komatsu Sun Habilites (小松サン・アビリティーズ). Mais informações podem ser obtidas na Associação Internacional de Komatsu: 0761-21-2226.

Fonte: Hokkoku Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão