O número de novos casos de infecção pelo novo coronavírus em Aichi na quinta-feira (26) foi de 198, sendo que 92 são de Nagoia.
O governador Hideaki Omura, na coletiva de imprensa das 15h30, informou sobre os clusters de infecção em um Ichinomiya e Nagoia. Em relação à situação atual “é de rigor”, disse.
Explicou que na segunda onda foi pedido, tanto em julho quanto em agosto, para as casas noturnas encerrarem o expediente mais cedo. Desta vez não é diferente.
Expediente até 21h
Na área central onde há bares, clubes, restaurantes e karaokês em Nagoia, em Sakae 3 e 4 chome e Nishiki 3 chome, em Naka-ku, o período do pedido é a partir de 29 de novembro a 18 de dezembro. Pede colaboração para encerrar o expediente até 21h.
Como auxílio à cooperação irá pagar 20 mil ienes por dia. Considerando que são 20 dias, poderá chegar a 400 mil ienes.
Para os estabelecimentos comerciais que já têm reserva antecipada, “vamos ver com flexibilidade”, disse o governador.
Nagoia foi designada como uma das capitais no estágio 3, pelo subcomitê de contramedidas do novo coronavírus, e era a única cujo governante ainda não tinha anunciado essa medida de controle do aumento do quadro da infecção. Tóquio, Sapporo e Osaka já o fizeram.
Além disso Omura pediu à população de outras cidades para evitar de se deslocar aos locais onde há alto risco, como no centro de Nagoia, já que a capital tem cerca de 50% dos novos casos, maioria do centro noturno.
Fonte: transmissão NHK e CBC