A fim de incentivar os estrangeiros que residem ou trabalham no lado sul da cidade de Komatsu (Ishikawa), a Associação Internacional deu início a duas classes de ensino do idioma japonês, gratuitamente, em local mais próximo de onde residem.
A associação já oferece classes na área central mas por causa do deslocamento e custos a participação dos estrangeiros da região sul era pequena.
No novo local espera-se que além de aprender japonês, indispensável para o trabalho e a vida, seja um espaço de interação.
As classes estão programadas para 2 turmas, de manhã e à tarde, de 2h cada, aos sábados. Os alunos podem levar seu próprio material. Além dos 2 professores da associação os voluntários que estão se capacitando para dar aulas oferecerão suporte.
Paralelamente aos estudos para passar no teste de proficiência de japonês e ter aulas de conversação diária, serão oferecidas também consultas sobre o dia a dia, como descarte do lixo e uso da bicicleta elétrica.
A primeira aula foi em 10 de outubro e até 28 deste mês será observada a demanda para considerar oferecer as classes no próximo ano.
Segundo a associação, cerca de 2,4 mil estrangeiros vivem na cidade, a segunda maior população residente da província depois da cidade de Kanazawa. Por ordem de número de residentes, são de nacionalidades do Brasil, Vietnã e China. Nos últimos anos, o número de estagiários técnicos aumentou, por isso os provenientes da Indonésia e Bangladesh também entram na lista.
O local das classes é Komatsu Sun Habilites (小松サン・アビリティーズ). Mais informações podem ser obtidas na Associação Internacional de Komatsu: 0761-21-2226.
Fonte: Hokkoku Shimbun