O recém-eleito prefeito de Okazaki (Aichi), Yasuhiro Nakane, venceu os adversários com a promessa de entregar um benefício no valor de 50 mil ienes a cada cidadão, diante da disseminação do novo coronavírus.
No entanto, na sexta-feira (6), fez um pronunciamento que abalou o povo. “Estou pensando em limitá-lo às pessoas isentas de impostos. Quero dar benefícios àqueles que realmente precisam”, disse ele ao jornal Asahi.
Assim, não serão todos da população de 380 mil residentes a receber. Para cumprir a promessa apresentou um projeto de lei, de orçamento suplementar de cerca de 19,5 bilhões de ienes, submetido ao conselho municipal no mesmo dia. Mas Nakane planeja retirar o projeto antes da votação marcada para segunda-feira (9).
Como não há perspectiva de que o projeto seja aprovado, Nakane explicou: “Se for rejeitado pelo conselho da cidade, será difícil fornecer benefícios dentro deste ano fiscal. É uma escolha inevitável.” Portanto, serão menos de 180 mil pessoas beneficiadas.
A população da cidade está revoltada. Na rede social Twitter há posts chamando-o de traidor e de mentiroso. Não são poucas as pessoas que escreveram “recall já”, por ter usado a promessa do benefício de 50 mil ienes para todos durante sua campanha eleitoral.
Fontes: Huffington Post e Chunichi