Com aumento elevado de pessoas com teste positivo para o novo coronavírus o comitê de contramedidas do governo se reuniu na segunda-feira (9) e entregou uma proposta urgente com 5 ações para o controle do quadro da infecção.
“É muito importante tomar medidas severas contra os clusters de infecção, pois a infecção está aumentando gradualmente em todo país”, apontou Shigeru Omi, presidente do comitê, também médico, pesquisador, infectologista e membro da OMS desde 2013.
“Para evitar restrições às atividades econômicas é preciso que toda população se una às medidas”, disse o especialista.
Ele explica que o aumento está gradual no momento, mas com tendência de rápida expansão. “Definitivamente, precisamos evitar que aconteça como na Europa e nos Estados Unidos. Penso que se todos desejarem podemos evitar”, disse Omi.
Para isso a recomendação é de usar a máscara, principalmente no intervalo do trabalho quando conversa com outras pessoas, evitar ficar longo tempo em restaurantes e bares quando sai para beber, além de outras atitudes como evitar locais mal ventilados e aglomerações.
Uma de suas grandes preocupações são os clusters em diversos locais como hospitais, casas de repouso, bares e restaurantes, entre estudantes, nos locais de fumantes, comunidades estrangeiras e mais.
Proposta de 5 medidas urgentes
- Suporte mais intenso em relação aos clusters
- Compartilhamento de informações que gerem diálogo, incluindo em outros idiomas e uso das redes sociais
- Implementação de medidas assertivas de prevenção de infecção nos estabelecimentos comerciais e locais de trabalho
- Reforçar os esforços associados ao tráfego internacional de pessoas
- Promover análises genéticas para verificação do controle de infecção
Fontes: ANN e FNN