Com menos veículos circulando por causa da pandemia pelo novo coronavírus é natural que o número de acidentes de trânsito caiam. Foi o que aconteceu conforme mostram os dados de janeiro a setembro deste ano.
Segundo a NPA-Agência Nacional de Polícia do Japão, nesse período foram registrados 220.381 acidentes. Em relação ao mesmo período do ano anterior a queda foi de 21%.
O volume de tráfego nas principais rodovias do país, analisado em cada semana de agosto, incluindo a temporada do feriado de Obon, diminuiu cerca de 10 a 30% em relação ao mesmo período do ano anterior. Muitas pessoas se abstiveram de sair ou viajar por causa do novo coronavírus.
No entanto, o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito nesse período teve uma queda de apenas 10% em relação aos dados de 1988, o pior de todos.
Na maioria das 47 províncias o número de vítimas fatais caiu mas em 13 houve aumento. Foram 100% em Ishikawa, 14% em Tóquio, 18% em Shizuoka, 8% em Aichi, 6% em Okayama, entre outras. Vale ressaltar que tanto em Tóquio quanto em Aichi a queda no número de acidentes ficou na casa dos 20%.
Na área metropolitana de Tóquio, cidades de Yokohama, Osaka e Nagoia, o número de mortes a cada 10 mil pessoas foi de 0,1 a 0,14, enquanto na cidade de Okayama, esse índice triplica chegando a 0,37. Em segunda pior colocação vem a cidade Kumamoto com 0,3 e em terceira Shizuoka com 0,24.
Fontes: Asahi e Kuruma News