Sedan “Legend” da Honda que ainda não está equipado com a tecnologia autônoma (Imagem: Mainichi)
A tecnologia dos carros autômonos é definida em 5 estágios, começando pelo 1 e terminando no 5, e quanto maior o nível do estágio, melhor é a eficiência do veículo.
Publicidade
A maioria dos carros à venda com tecnologia autônoma está entre os estágios 1 e 2, o que os permite acelerar ou frear automaticamente e manter o veículo dentro da via sem a intervenção do motorista. No estágio 3, o carro consegue se dirigir operando os freios, aceleradores e volante sob algumas condições. Ainda não há nenhum carro comercializado no mundo que tenha completado o terceiro estágio.
Contudo, a Honda passou nos testes de segurança de direção autônoma de estágio 3 e recebeu a aprovação oficial do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT).
O veículo é capaz de se dirigir nas vias expressas quando há trânsito e se manter a velocidades inferiores a 50km/h. O modelo que a Honda pretende comercializar ainda neste ano fiscal é o “Legend”.
Segundo o ministério, este é o primeiro carro autônomo de estágio 3 a ser comercializado no mundo.
As pesquisas para o desenvolvimento da tecnologia autônoma estão acirradíssimas entre diversas empresas em todo o planeta. A comercialização de um veículo em estágio 3 será um grande avanço para a próxima geração de automóveis.
Fonte: NHK