O Ministério do Trabalho do Japão disse que 80 mil pessoas no país perderam ou estão prestes a perder seus empregos devido à pandemia de coronavírus.
O ministério vem verificando casos de trabalhadores que foram dispensados ou não tiveram seus contratos renovados porque seus empregadores estão enfrentando dificuldades com o desempenho de negócios em deterioração.
Oficiais descobriram que 78.153 pessoas enfrentaram ou estavam prestes a enfrentar desemprego entre o fim de janeiro e 21 de dezembro.
Eles acreditam que o número atual seja provavelmente maior, visto que ele inclui somente casos conhecidos a departamentos regionais do trabalho e escritórios públicos de colocação.
Dados de 18 de dezembro mostram que o setor de fabricação foi o mais afetado, com 15.672 empregos perdidos. Bares e restaurantes foram os próximos, com 10.935 demissões.
No setor varejista, 10.384 pessoas foram dispensadas, enquanto 9.605 funcionários de hotéis e 5.084 em agências de trabalho temporário também perderam seus trabalhos.
Por província, Tóquio teve o maior número de pessoas dispensadas, com 19.005, seguida por Osaka com 6.581.
O número de trabalhadores não regulares, incluindo part-timers, que ficaram desempregados devido à pandemia entre 25 de maio e 18 de dezembro, situou-se a 37.460.
Oficiais do ministério estão pedindo às empresas que usem programas de subsídio do governo para manter funcionários em suas folhas de pagamento. O governo também está oferecendo suporte para ajudar desempregados a encontrarem novos trabalhos.
Fonte: NHK