Governadora de Tóquio em coletiva de imprensa extraordinária na noite de quinta-feira (ANN)
Em coletiva de imprensa extraordinária, depois de registrar 822 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, na noite de quinta-feira (17), a governadora Yuriko Koike expressou seu forte sentimento de risco.
Publicidade
“O novo coronavírus não tem calendário. Não importa se é Natal, Ano Novo, ataca a qualquer dia”, enfatizou Koike. “Para darmos um basta na infecção, neste feriado de fim e começo de ano precisamos fazer dele uma época de cuidados especiais”, emendou.
Assim, a governadora declarou alerta especial no feriado prolongado, em toda a região metropolitana. Explicou que se todos em conjunto não tomarem medidas apropriadas há risco de Tóquio passar a ter mil pessoas com resultado positivo para o novo coronavírus.
À medida que aumenta o número de novos casos de infecção, em todas as faixas etárias, eleva também o número de pacientes gravemente enfermos.
Clamou para que toda a população de Tóquio supere junto com o governo local essa epidemia, nesta época.
Pediu cooperação para as seguintes medidas preventivas:
- Desfrutar o tempo em pequeno grupo de sempre
- Evitar de se encontrar com as pessoas que não vê há algum tempo
- Evitar a participação em festas de fim de ano e começo do ano
- Evitar, tanto quanto possível, o retorno à cidade natal
- Se é inevitável retornar, que evite jantar fora com 2 semanas de antecedência
Além disso informou que pedirá às instituições com programação dos eventos de iluminação para suspendê-las ou reduzir o horário de visita do público, na tentativa de conter o aumento da propagação da infecção.
Fontes: NHK e ANN