Na segunda-feira (21), quatro governadores das províncias de Kanto se reuniram em videoconferência para pedidos especiais à população local, com a forte intenção de reduzir o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
Para os residentes em Tóquio, Saitama, Kanagawa e Chiba, divulgaram mensagem conjunta sobre as medidas voltadas para o feriado de fim e começo de ano.
Em relação ao hatsumode (初詣), a primeira visita ao santuário xintoísta – algumas pessoas visitam templo budista – costumeiramente realizada desde a virada do ano até o terceiro dia, pediram que flexibilizem a data de ida.
Outro pedido foi o de não dispensar o uso da máscara se tiver que sair para jantar fora.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, enfatizou o stay home, traduzido livremente como fique em casa, se referindo ao período do feriado prolongado. Como vem aumentando o número de novos casos de infecção entre os familiares, ela pede que use máscara mesmo dentro de casa.
“Vamos dar prioridade à vida no feriado deste ano”, enfatizou Koike. Clamou para que as pessoas evitem voltar para a cidade natal e que passem as festividades em casa com a família, evitando ir às compras ou ao hospital.
Tóquio continua em alerta especial em relação ao novo coronavírus.
Fontes: JNN e Asahi