A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos EUA e 48 autoridades estaduais anunciaram que processaram o Facebook nesta quarta-feira (9), horário local.
O FTC e os procuradores-gerais chegaram à conclusão de que o Facebook, para manter a dominância no mercado de redes sociais, interveio no mercado para prejudicar o “Instagram” e o “Whatsapp” e comprar as empresas. Em declaração, o FTC declarou que “corrigirá a conduta anticompetitiva do Facebook e retomará a competitividade no mercado”.
O Facebook rebateu as acusações, dizendo que as autoridades reguladoras aprovaram a decisão de compra na época. “O governo agora quer rever sua própria decisão, enviando a mensagem às empresas norte-americanas de que nenhuma decisão pode ser definitiva“, afirmou Jennifer Newstead, vice-presidente jurídica do Facebook.
O FTC exige que o Facebook venda os ativos, incluindo Instagram e o Whatsapp, além de proibir o Facebook de impor condições anticompetitivas aos desenvolvedores. Os Estados pedem a divisão do Facebook e a proibição de aquisições maiores que $10 milhões sem aviso prévio aos estados.
Fonte: NHK