Todos os dias há informações de mais e mais pessoas infectadas pelo novo coronavírus no mundo e também no Japão. Nesse período de pandemia as pessoas ficam mais estressadas e ainda correm o risco de se infectar.
Uma das doenças de quem se contagia é a pneumonia. Ela é considerada uma inflamação.
Diversos estudos mostram que a inflamação pode causar depressão. Além disso, pesquisas com ratos mostram que quando recebem substâncias que causam inflamação desencadeiam depressão.
O professor Kenji Hashimoto, vice-diretor do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Mental e Social da Universidade de Chiba, mostra que uma substância antioxidante contida no brócolis tem o efeito de aumentar a resiliência ao estresse.
Resiliência, nesse caso, é a capacidade de viver com mais flexibilidade, contornando as dificuldades e adversidades.
Um trabalho feito com ratos mostrou que ministrando essa substância e depois o agente que causa inflamação, os cobaias não apresentaram quadro depressivo.
Que substância é essa
Trata-se do sulforano, abundante nos vegetais crucíferos como couve, couve de bruxelas, brócolis e sprout (broto) de brócolis.
O sulforano também foi dado para os ratos adolescentes. Mesmo introduzindo o agente inflamatório na fase adulta, não apresentaram depressão.
A partir desses resultados, pode-se observar que o efeito antiinflamatório do sulforafano suprime os sintomas depressivos.
Por isso, a pesquisa concluiu que pode ajudar a prevenir a depressão, especialmente em tempos difíceis como este da pandemia.
Como se sabe, a depressão pode levar a pessoa ao suicídio. Então, para reduzir o número de pessoas que tiram a própria vida, é preciso evitar essa doença chamada depressão.
Como comer
Muito mais do que no brócolis o sulforano é presente em maior quantidade no broto dessa verdura. Que tal incluir nas saladas e sucos verdes? O professor recomenda ingerir esse vegetal preferencialmente cru, pois com o calor se perde essa preciosidade.
Caso queira ficar com uma pele bonita, livre de manchas, a recomendação é ingerir 60 gramas de broto de brócolis diariamente, obviamente cru. Se quiser se prevenir da inflamação pode ingerir um pacote (20 a 25 gramas) a cada 2 dias. Pode ser uma porção de brócolis, igualmente cru.
Fontes: Nikkan Gendai e NHK