Ilustração do coronavírus (banco de imagens PM)
De acordo com o ministro da saúde do Japão, 5 pessoas que retornaram do Reino Unido testaram positivo para a nova variante do coronavírus.
Publicidade
Norihisa Tamura disse aos repórteres na noite de sexta-feira (25) que as infecções nas 5 pessoas foram descobertas após testes em dois aeroportos no Japão.
O ministro da saúde do Japão, Norihisa Tamura, em coletiva de imprensa na sexta-feira, 25 de dezembro (NHK)
O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas – NIID analisou amostras e descobriu que o vírus é a nova variante que está se espalhando no Reino Unido.
Essa é a primeira vez que houve confirmação de pessoas no Japão infectadas com a nova variante.
Segundo o ministério, duas delas desembarcaram no Aeroporto de Haneda (Tóquio) em 18 de dezembro, enquanto as outras 3 chegaram no de Kansai (Osaka) no dia 21.
Essas pessoas têm idades dentre 10 e 60 anos. O ministério disse que 4 delas estão assintomáticas, enquanto uma relatou fadiga.
Na quinta-feira (24), o governo japonês impôs uma proibição temporária sobre novas chegadas do Reino Unido em resposta à propagação do que é dito ser uma variante altamente contagiosa do coronavírus.
O diretor-geral do NIID, Takaji Wakita, não acredita que a nova variante está se espalhando no Japão no verdadeiro sentido, visto que ela foi descoberta durante verificações de quarentena dos aeroportos.
Wakita também disse que se a nova variante começar a se espalhar no Japão os surtos atuais no país poderiam se expandir.
Ele enfatizou a necessidade de analisar a nova variante, dizendo que a patologia dela não é compreendida, e também é incerto se vacinas são eficazes contra ela.
Wakita citou que nesse ponto medidas para prevenir que a nova variante entre no Japão são muito importantes.
Fonte: NHK