O governo do Japão melhorou na sexta-feira (18) sua previsão de crescimento econômico do ano fiscal 2021 para um recorde real de 4%, esperando que seu mais recente pacote de estímulo impulsione a economia de volta ao nível pré-pandemia.
O escritório do gabinete melhorou a projeção para o ano que inicia em abril a partir de 3,4% de crescimento da estimativa anterior em julho.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE e o Fundo Monetário Internacional preveem que o Japão expandirá 2,3% em 2021 em uma estimativa divulgada no início deste mês e em outubro, respectivamente.
Se alcançada, a expansão econômica para o próximo ano fiscal seria a maior desde 1995, quando dados comparáveis se tornaram disponíveis, disse um oficial do governo em uma coletiva de imprensa.
O gasto público ao implementar o pacote de política de 73,6 trilhões de ienes (US$710 bilhões), o qual o gabinete do primeiro-ministro Yoshihide Suga aprovou na semana passada para ajudar setores afetados pelo vírus, “sustentará a economia e aumentará a demanda privada, como investimento de capital”, no próximo ano fiscal, disse o oficial.
Fonte: Kyodo News and Culture