De acordo com reportagem da NHK, o Ministério da Saúde do Japão ordenou governos locais a prepararem programas de vacinação contra coronavírus, para que profissionais da área da saúde começassem a ser imunizados em fevereiro de 2021.
Oficiais do ministério da saúde apresentaram um projeto do plano de vacinação a governos provinciais e municipais a nível nacional na sexta-feira (18).
O projeto diz que um sistema deveria ser criado para permitir que 10 mil profissionais da saúde começassem a ser vacinados em torno do fim de fevereiro.
Vacinações para os cerca de 3 milhões de profissionais da saúde restantes devem começar em meados de março.
O ministério também tem esperanças de iniciar a imunização de idosos no fim de março.
Outras pessoas poderão receber a vacina em abril ou depois. Prioridade será dada àqueles com condições de saúde subjacentes.
O projeto diz que governos locais estão sendo solicitados a escolherem locais de vacinação e emitirem cupons que permitirão aos portadores a receberem uma dose.
O ministério visa começar a oferecer as vacinações durante o primeiro semestre do ano que vem. Ele assinou contratos com três farmacêuticas do exterior e as firmas fornecerão doses ao Japão, após elas terem desenvolvido vacinas com êxito.
Fonte: NHK