O Colégio Eleitoral dos EUA confirmou nesta terça-feira (15) a vitória de Joe Biden nas eleições americanas. A contagem é um dos processos das eleições que acontece entre a votação e a posse do novo presidente, prevista para 20 de janeiro.
Os 538 eleitores dos estados americanos se reuniram novamente para abrirem publicamente seus votos. No Estado da Pensilvânia, onde o Biden foi vitorioso por apenas 1 ponto nas eleições, os 20 eleitores depositaram seus votos em Biden para presidente e Kamala Harris para vice.
Segundo a mídia americana, a vitória foi confirmada com a votação do Estado da Califórnia, onde os 55 eleitores votaram em Biden, que conquistou oficialmente mais de 270 votos mínimos no Colégio Eleitoral para se eleger presidente. Nenhum delegado votou diferente do que havia sido designado, confirmando que não houve votos “desleais”.
Com isso, o democrata recebeu os votos de 306 delegados, enquanto o republicano Donald Trump confirmou 232. No voto popular, Biden teve 81,3 milhões (51,3%) contra 74,2 milhões (46,8%) de Trump.
“Chegou a hora de virarmos a página”, diz Biden em primeiro discurso
Com a confirmação da vitória, Biden fez seu primeiro discurso às 9h30 de terça-feira (15), horário japonês, em Delaware. “Chegou a hora de virarmos a página. É hora de unir e de curar”, disse o democrata. “Nessa batalha pela alma da América, a democracia prevaleceu”, completou.
Fonte: NHK