No domingo (13) o resultado do exame confirmou gripe aviária em uma granja da cidade de Higashiomi (Shiga), de um subtipo do vírus H5.
Foi o primeiro caso em Shiga, sendo a 10.ª província do Japão a ter confirmação desse vírus.
O proprietário da granja informou o centro de saúde no dia anterior, sábado (12), dizendo que 50 de suas aves foram encontradas mortas. Depois do resultado já foi realizado o abate dos 11 mil frangos e também a atividade de desinfecção do local e da área.
No domingo, o MAFF-Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pescas convocou uma reunião na sede de contramedidas. “Penso que os produtores estão se sentindo desconfortáveis diante da situação da ocorrência em qualquer parte do país. Peço que todos trabalhem no cumprimento dos padrões da gestão de higiene”, disse o ministro.
Em 7 deste mês o ministério enviou comunicado a todas as granjas recomendando desinfecção de mãos e dedos, troca de luvas, uso de roupas adequadas e botas, e instalação de rede para evitar a invasão de aves silvestres.
Recebeu retorno de 35 províncias, sendo que havia casos de medidas inadequadas. Recomendou aos avicultores de todo o país para adotarem medidas rigorosas e nos locais onde foram inadequadas considera-se propor contramedidas.
Fontes: Mainichi e NHK