Com o crescente aumento de pessoas com teste positivo para o novo coronavírus, os governadores de diversas províncias vêm fazendo apelo aos respectivos cidadãos.
Os pedidos vão desde os cuidados básicos, número limitado de pessoas para comer fora e evitar viajar, como já foi anunciado pelos governantes de Osaka, Aichi, Gifu, Mie, Tóquio, Okinawa, Saitama e Hokkaido.
Na terça-feira (15) o de Shiga pediu para a população se abster de se deslocar para Quioto, tanto para passeios quanto para ir a restaurantes. Ele já tinha feito o mesmo pedido em relação a Osaka, reforçando a medida preventiva. O período é de quarta-feira (16) até o último dia do mês. Caso os números de novos casos não caia, poderá estender esse período.
Tochigi é outra província que está amargando o aumento do quadro de infecção. Na terça-feira, o governador pediu para evitar ir sem necessidade às cidades onde o índice de contágio é alto, como Osaka, Tóquio e Nagoia.
O governador de Ibaraki pediu aos residentes de Tone-cho, Tsukuba Mirai e Tsuchiura que continuem evitando sair sem necessidade até 20 deste mês.
Fontes: Kyoto Shimbun, KTV, ANN e NHK