Ensaios clínicos da vacina contra coronavírus da Moderna começarão no Japão em janeiro, disse a Takeda Pharmaceutical na segunda-feira (21).
A vacina da firma de biotecnologia dos EUA será testada em 200 pessoas nos ensaios planejados para ver se uma resposta imune ocorre, de acordo com a Takeda, que é responsável pelos testes e distribuição do medicamento no Japão.
Estruturações já estão sendo feitas para os ensaios junto ao Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, dentre outros.
A Takeda visa pedir a aprovação necessária para fabricar e vender a vacina no Japão. Em relação a quando ela estará disponível no país, a companhia disse, “ainda é incerto neste momento”.
O governo até agora concordou em receber fornecimentos de vacina da Moderna, da Pfizer e da AstraZeneca cobrindo um total de 145 milhões de pessoas.
A Agência de Dispositivos Médicos e Farmacêuticos (PMDA, na sigla em inglês), que é responsável pelo processo de verificação, acredita que dados de ensaios clínicos conduzidos no Japão são necessários para a fabricante receber aprovação.
A Pfizer e a AstraZeneca já iniciaram testes clínicos no Japão.
Em 18 de dezembro, a Pfizer pediu aprovação de sua vacina junto ao ministério da saúde para fabricá-la e vendê-la no Japão.
Fonte: Yomiuri