Na segunda-feira (14) o governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, informou que diante do quadro da taxa de ocupação dos leitos acima de 80% para enfermos graves, precisou tomar medidas para frear o aumento dos novos casos de infecção pelo coronavírus.
Solicitou cooperação dos estabelecimentos comerciais que servem bebida alcoólica, com expediente reduzido até 21 horas, para estender o período por mais duas semanas. Portanto, até 29 deste mês, com pagamento de diárias de compensação.
Também informou que as áreas alvo – Kita-ku e Chuo-ku – foram ampliadas para toda a cidade de Osaka. Aos estabelecimentos que cumprirem esse prazo serão pagos 760 mil ienes.
Disse que embora saiba que o final de ano é época das casas obterem bom faturamento, pede compreensão e colaboração para superar este momento difícil.
Se antes o pedido de abstenção para sair sem necessidade tinha as palavras ‘na medida do possível’, na segunda-feira, foi enfático. Disse aos jornalistas que as retirou porque “o pedido tem mais peso, com uma forte sensação de perigo. A interpretação é diferente para cada pessoa, mas desta vez o pedido é de abstenção de sair se não tiver urgência”.
Assim, até 29 deste mês toda a população da província de Osaka está convidada a passar mais tempo em casa.
“Os profissionais da saúde estão tensos à medida que nos aproximamos do feriado de fim e começo de ano. Precisamos frear com mais força para proteger a vida e a saúde dos cidadãos da província”, afirmou.
Fontes: MBS, Daily e Mainichi