A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão divulgou informações antecipadas sobre as baixas temperaturas em uma vasta área de Hokkaido a Kyushu, como previsão.
Durante 5 dias, de 29 deste mês a 4 de janeiro, há uma grande probabilidade da temperatura ser mais baixa do que o normal, com a aproximação de uma nova frente fria.
A agência recomenda cautela quanto ao congelamento dos canos de água e gerenciamento dos produtos agrícolas.
Além disso, foram anunciadas informações sobre a possibilidade de neve pesada, especialmente sobre as províncias da costa do Mar do Japão, como Hokuriku, Hokkaido e San’in (norte de Quioto e Hyogo, Tottori, Yamaguchi e Shimane).
Exatamente 10 anos atrás, no feriado de final e começo do ano, em 2010-11, uma nevasca recorde foi a causa do acúmulo de 52 centímetros por dia na cidade de Tottori (província homônima) e de 79 centímetros na cidade de Yonago (Tottori).
Na ocasião ocorreu uma paralisação em grande escala na rodovia nacional, além de quedas de energia elétrica, afetando o cotidiano da população local.
Ainda é difícil prever em detalhes, mas as recomendações da AMJ são de conferir o boletim meteorológico antes de sair para viajar nesse período, verificar as condições nas estradas e providenciar pneus para neve.
Com a epidemia do novo coronavírus, espera-se que o tráfego não fique tão intenso, pois menos pessoas deverão se locomover, mas para evitar a paralisação a dica é de se programar.
Fontes: Weather Map e Weather News