O governo informou que a tarifa do seguro obrigatório para todos os tipos de veículo, o chamado 自動車損害賠償責任保険, lê-se jidosha songai baisho sekinin hoken ou simplesmente jibaiseki (自賠責), ficará mais barata.
A redução ficará na casa dos 8 a 10%. Esta é a segunda vez, já que em abril deste ano aconteceu a primeira, com redução de 10 a 16%.
Com a quarentena e com os pedidos de abstenção para sair e viajar, houve uma redução no tráfego e, consequentemente, o número de acidentes caiu, no período entre janeiro e outubro deste ano. O seguro dos veículos, inscrito voluntariamente nas companhias seguradoras, também deverá ter redução da tarifa.
O proprietário de um carro particular paga atualmente de 21.550 ienes por contrato de dois anos, excluindo a província de Okinawa e ilhas remotas. O do veículo kei está taxado a 21.140, enquanto o da motocicleta com menos de 250cc custa 10.160 ienes.
Com essa nova medida do governo a carga para as famílias que possuem vários veículos ficará reduzida.
De acordo com a Agência Nacional de Polícia do Japão o número de acidentes de trânsito de janeiro a outubro deste ano foi de cerca de 249 mil, o que representa 20% a menos do que o mesmo período do ano anterior.
Fontes: Tokyo Shimbun, Nikkei Shimbun e KuraKura