Em 2017 um microbiologista e patologista da Escola de Medicina da Universidade de Nova York divulgou o resultado de uma pesquisa que encontrou várias bactérias e vírus nos smartphones. A conclusão é de que esse dispositivo indispensável tem tantos desses seres quanto um assento de vaso sanitário.
E, com a pandemia, as pessoas se preocupam em manter as mãos limpas, higienizando-as com álcool. Mas, nem sempre se lembram de desinfetar o smartphone. Aliás, essa é uma tarefa que demanda tempo, pois além das superfícies, os pequenos orifícios precisam ser limpados com a ajuda de um cotonete embebido em álcool ou outro desinfetante.
Para solucionar esse problema a Toyoda Gosei, subsidiária da Toyota, com sede em Kiyosu (Aichi), já está aceitando pedidos para o dispositivo de desinfecção do smartphone desenvolvido por ela.
Batizado de sakkin box (除菌BOX), traduzido livremente como caixa de esterilização, basta conectá-lo à fonte de energia elétrica, abrir a tampa, colocar o smartphone, chave do carro ou relógio de pulso lá dentro, fechar a tampa e pressionar um botão. Espera-se cerca de 10 minutos e ao abrir a tampa para retirar o dispositivo, estará 99,9% livre dos indesejáveis vírus e bactéria.
Foi usada uma tecnologia com raios ultravioletas especiais que destroem os genes dos vírus. Isso é válido também para o novo coronavírus, por isso, os pedidos não param de chegar.
A caixa de esterilização custa 10.780 ienes, já com imposto, e os pedidos estão sendo aceitos através de uma página de vendas online (toque aqui). As vendas começam a partir do final de janeiro de 2021.
Fontes: CTV e divulgação