A Toyota Motor introduzirá um veículo elétrico compacto de dois lugares no próximo ano, com uma meta inicial de vendas de cerca de 100 unidades para clientes empresariais e governos locais, segundo o jornal Asia Nikkei.O lançamento está em linha com o plano do governo japonês em tornar todos os veículos novos, incluindo os leves, em elétricos ou híbridos até meados de 2030. A revelação de um novo modelo da Toyota, que estava cautelosa em relação a VEs até agora, provavelmente influenciará as estratégias de outras fabricantes.
A Toyota espera demanda para o novo VE para viagens de curta distância em cidades e áreas montanhosas. Vendas ao público em geral devem seguir o lançamento inicial, após 2022.
A medida ocorre quando a montadora procura criar diferentes tipos de carros elétricos para atender a uma variedade de necessidades de transportes.
Veículos elétricos compactos de dois lugares são classificados no Japão como mobilidade ultracompacta para veículos kei ultrapequenos. O novo VE da Toyota deve custar de ¥1,6 milhão a ¥1,7 milhão, excluindo subsídios. Ele pode percorrer cerca de 100Km por carga.
O novo VE será equipado com bateria de ion de lítio feita pela Prime Planet Energy & Solutions sediada em Tóquio, um empreendimento conjunto entre a Panasonic e a Toyota.
A Toyota vem enfrentando pressão no Japão para desenvolver VEs de pequeno porte e o novo modelo poderia substituir veículos leves movidos a gasolina.
Fonte: Asia Nikkei