A Austrália pode não reabrir completamente suas fronteiras internacionais neste ano mesmo se a maioria da população for vacinada contra o coronavírus, disse o chefe do departamento de saúde do país na segunda-feira (18), enquanto o país não registrou nenhum caso local de Covid-19.
Autoridades australianas também estão observando potenciais efeitos adversos da vacina da Pfizer após a Noruega ter reportado um pequeno número de mortes entre idosos que receberam a dose.
“Mesmo se tivermos grande parte da população vacinada, não sabemos se isso evitará transmissões do vírus”, disse Brendan Murphy à Australian Broadcasting Corp.
A Austrália, que conseguiu administrar o vírus melhor do que outras nações através de lockdowns específicos e altas taxas de testes e rastreamento de contato, não reportou nenhum caso local de Covid-19 na segunda-feira.
Victoria, que está sediando a Australia Open, reportou mais 4 casos positivos de coronavírus em viajantes do exterior, todos associados ao tênis, levando o total para nove.
A Austrália reportou mais de 22 mil casos locais de Covid-19 e 909 mortes desde o início da pandemia.
O país iniciará seu programa de imunização no próximo mês.
Fonte: Japan Today