Uma ciclogênese explosiva* se aproxima do arquipélago japonês. Ventos muito fortes soprarão do norte do Japão para as áreas costeiras do oeste após a noite de quinta-feira (28).
Por isso, a partir de sexta-feira (29) está prevista tempestade de neve novamente, segundo informação da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão.
Tempestade e elevação das ondas
Na sexta-feira há previsão de ventos fortíssimos:
- 25m/s nas regiões de Hokkaido e Chugoku
- 23m/s em Tohoku, Kinki e Hokuriku
- 20m/s no norte de Kyushu
As velocidades instantâneas máximas do vento devem atingir 30 a 35 metros por segundo.
Devem continuar no sábado, ainda mais fortes, chegando a 35 a 40m/s em Hokkaido e 25 a 35m/s em Tohoku e Hokuriku.
Nas províncias costeiras do Mar do Japão, de Hokkaido a Chugoku, deverá ocorrer elevação das ondas, com previsão de chegar a 6 metros de altura. Portanto, recomenda-se não se aproximar do mar.
Tempestade de neve
Na sexta-feira e sábado, a distribuição da pressão de inverno ficará mais intensa, por isso é necessário ter cuidado com as fortes nevascas, especialmente no lado do Mar do Japão, na faixa de Hokkaido a Chugoku.
Em 24h, até a manhã de sexta-feira são esperados acúmulos de neve:
- 30 cm em Hokkaido
- 25 cm em Hokuriku
- 20 cm em Tohoku
- 15 cm em Niigata
A tendência é de aumentar ainda mais, nas 24h até o amanhecer de sábado:
- 70 a 90 cm em Niigata
- 60 a 80 cm em Hokuriku e Gifu
- 50 a 70 cm em Tohoku
- 40 a 60 cm em Kinki
- 30 a 50 cm em Hokkaido
- 20 a 40 cm na região de Chugoku
Recomendações e atenção
A AMJ recomenda à população dessas regiões para ficar atenta aos efeitos da nevasca no tráfego, causando falta de visibilidade e pistas escorregadias. Além disso, é preciso se cuidar com a neve e tempestade, e afastar-se da costa. Poderão ocorrer avalanches e interrupção no fornecimento de energia elétrica por causa do danos nos cabos pelo acúmulo de neve.
Províncias da costa do Pacífico
As províncias banhadas pelo Oceano Pacífico deverão ter dias ensolarados mas com temperaturas mais baixas e ventos fortes. Por isso, em todo Japão a recomendação é de cuidado com a saúde.
*A ciclogênese explosiva é também conhecida como bomba meteorológica ou ciclone bomba, um agravamento da área de baixa pressão.
Fontes: NHK, Weather Map e Tenki