O governo da província de Gifu divulgou na quinta-feira (7) os dados relacionados à infecção pelo novo coronavírus nesse dia.
Uma idosa, na faixa dos 80 anos, morreu no hospital da cidade de Takayama, vítima da doença causada pela Covid-19. Foi a 43.ª vítima, pelo nono dia consecutivo.
Foram 91 testados positivo nessa data. Desde o primeiro dia do Ano Novo até quinta-feira a província registrou 493 novos casos de infecção, 96 a mais do que na semana anterior a esse período. Comparando com a semana entre 18 a 24 de dezembro houve um aumento de 140%.
Segundo informações dos centros de saúde da província a causa da maioria foi nas festas de Natal e de fim de ano. Somente na quinta-feira foram certificados como clusters de infecção 7 casos, dos quais, 4 foram os que mais espalharam a infecção.
Um homem e uma mulher estiveram em um estabelecimento na cidade de Hashima, para comes e bebes, os quais infectaram mais 9.
Outros casos foram de um grupo de familiares e parentes que foram jantar em Nagoia no fim de ano; outro grupo de 6 que ofereceu um jantar em casa, na cidade de Ogaki; e um outro de 6 estrangeiros de Kani, os quais fizeram uma festa em casa.
Mas também foi confirmado um cluster no hospital da cidade de Hashima, dentro de uma empresa em Seki e de uma instalação de bem-estar na mesma cidade.
A maioria das pessoas infectadas faz parte do grupo de adultos jovens. São 18 na faixa dos 20, 11 na faixa dos 30, 11 na faixa dos 40 e 13 na faixa dos 50.
Fonte: Gifu Shimbun