Seringa e ampola de vacina e logo da AstraZeneca ao fundo (banco de imagens)
O Japão está se preparando para produzir doses da vacina da AstraZenca enquanto ele está cada vez mais preocupado em garantir imunização suficiente para sua população de 126 milhões em meio a limites no fornecimento global, soube o Nikkei.
Publicidade
A produção será assumida pela JCR Pharmaceuticals, uma companhia de biotecnologia que não tem experiência em produzir vacinas, mas pode cultivar os vetores adenovirais necessários.
A AstraZeneca contratou a empresa em um acordo anterior. A JCR Pharmaceutical deve produzir 90 milhões de doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica britânica e Universidade de Oxford.
Um acordo para 120 milhões de doses da vacina foi finalizado pelo governo japonês e a AstraZeneca em dezembro.
Preparações para produção local estão em curso desde o início do ano passado, e reguladoras japonesas vêm trabalhando em certificar a fabricação assim como a vacina de duas doses em si.
A vacina da AstraZeneca se beneficia de uma nova tecnologia que usa informação genética do coronavírus.
O código genético é injetado nas células humanas para criar reação imune. A vacina usa o adenovírus como vetor, ou agente de entrega, que carrega o código genético para as células humanas.
Ao contrário da vacina RNA mensageiro sendo produzida pela Pfizer, o produto da AstraZeneca não necessita de armazenamento ultrafrio. Ela pode ser mantida de 2 a -8 graus C, ou em geladeiras normais.
Um ensaio clínico da vacina da AstraZeneca está em curso no Japão desde agosto para examinar sua segurança e eficácia. Produtos importados estão sendo usados no teste.
Fonte: Asia Nikkei