Na manhã de sábado (2) a imprensa japonesa soube que a governadora Yuriko Koike solicitará formalmente ao país declaração de situação de emergência.
Após o aumento do quadro da infecção pelo novo coronavírus na região metropolitana, da nova infecção por coronavírus em Tóquio, a solicitação será feita na tarde de sábado.
Segundo fontes da estatal NHK, nessa solicitação será incluída a província de Saitama, onde a infecção se espalha rapidamente.
Em 31 de dezembro Tóquio teve 1.337 confirmações de novos casos e no primeiro dia do ano foram 783 registros.
O número de pacientes em tratamento é histórico e especialistas apontam que enfrentam uma situação de crise no sistema médico.
Em resposta a essa situação, a governadora de Tóquio se reunirá com o Ministro de Revitalização Econômica, Yasutoshi Nishimura, na tarde de sábado para solicitar a emissão da declaração de emergência com base na Lei de Medidas Especiais Contra o Novo Coronavírus.
Embora tenham sido feitos insistentes pedidos para a população se abster de sair de casa sem necessidade, os efeitos poderão tardar a surgir, por isso, a necessidade dessa medida.
Fontes: NHK, JNN e News Digest