O governo da província de Hiroshima informou que dará início à realização do teste PCR, em larga escala, com previsão de 800 mil pessoas, centrando nos locais onde a incidência da infecção pelo novo coronavírus é alta.
Na cidade de Hiroshima o índice de pessoas infectadas a cada 100 mil habitantes excede ao do estágio IV, de acima de 25. Diante desse quadro, o governo local está em fase de afinação para declarar situação de emergência somente na cidade, capital da província, até 7 de fevereiro.
Como uma das medidas para conter a infecção na cidade de Hiroshima, as áreas alvo escolhidas são Naka-ku, Higashi-ku, Minami-ku e Nishi-ku, para a aplicação do exame em larga escala. Espera-se que 600 mil pessoas desses bairros, além de cerca de 200 mil que moram em outros lugares, mas trabalham nessas áreas, possam fazer o teste PCR, gratuitamente.
A aplicação do teste PCR em público alvo gigantesco é inédita no país. Ainda não foi decidido o calendário, o qual deverá ser divulgado em breve, assim como sobre a declaração do estado de emergência.
Fontes: NHK, Home TV e Chugoku Shimbun