O Japão pediu a Taiwan que aumente a produção de semicondutores em meio a uma grave escassez global que afeta empresas como montadoras, disse o ministro da economia na terça-feira (26).
A forte demanda por smartphones e equipamentos de rede 5G, assim como recuperação robusta nas vendas de automóveis de uma queda devido à pandemia de coronavírus, sobrecarregaram o fornecimento de chips, forçando a Honda, Subaru, Toyota e Nissan a cortarem ou suspenderem a produção neste ano.
Chips são cada vez mais usados em carros, de sensores a controles de emissão e exibição de vídeo.
Taiwan é lar para a gigante de semicondutores Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. – TSMC.
“Em coordenação com a indústria de automóveis, o governo japonês está pedindo às autoridades de Taiwan para trabalhar por um aumento na produção através da Associação de Intercâmbio Japão-Taiwan”, disse Hiroshi Kajiyama, Ministro da Economia, Comércio e Indústria, em uma coletiva de imprensa.
A associação de intercâmbio serve como missão de facto do Japão em Taiwan na ausência de laços diplomáticos formais.
Os EUA e a Alemanha também pediram a cooperação de Taiwan para aumentar a produção de semicondutores em resposta a interrupções no fornecimento, com a TSMC tendo a intenção de cumprir a solicitação, de acordo com a mídia taiwanesa.
Fonte: News and Culture