Na terça-feira (19), o ministro da saúde do Japão assistiu a uma demonstração de um protótipo de uma máquina de testagem de Covid-19 que utiliza braço robótico para coletar amostras de substâncias do nariz de uma pessoa e pode entregar resultados em cerca de 80 minutos.
O sistema com robô, desenvolvido pela Kawasaki Heavy Industries, se encaixa em um contêiner padrão que pode ser transportado por caminhão e montado em estádios, parques temáticos e outros lugares onde há aglomerações, disse a companhia.
“Olhando a tendência global, precisamos aumentar o número de pessoas que é testado, e a demanda para testagem preventiva está aumentando”, disse o ministro da saúde Norihisa Tamura ao repórteres.
O protótipo usa braços robóticos conduzidos por humanos para coletar amostras de indivíduos e realizar testes de reação em cadeia da polimerase (PCR). O sistema é instalado em contêineres móveis de envio que podem processar até 2 mil amostras a cada 16 horas.
Suas desenvolvedoras dizem que ele oferece maiores eficiências de escala e melhor proteção para profissionais da saúde, que podem até operar as testagens remotamente.
Desde o início da pandemia, o Japão realizou menos testes do que outras grandes economias, focando em clusters de infecções e rastreamento de contato.
O Japão conduz cerca de 55 mil testes diariamente, menos da metade de sua capacidade, de acordo com dados do governo.
Fonte: Japan Today