Mais pessoas estão se submetendo a testes de coronavírus e pagando do próprio bolso na província de Kanagawa, devido a um recente aumento nos casos de infecção.
Centros de saúde pública na província reduziram drasticamente rastreamento de contato de casos de infecção desde 9 de janeiro, visto que eles estão sobrecarregados com trabalho para lidar com o surto. O foco deles agora são testes do vírus e inspeções em instituições médicas.
Isso significa que pessoas que podem ter tido contato próximo com um indivíduo infectado podem não ser elegíveis para testes PCR financiados publicamente.
Cerca de 130 pessoas pagaram pelos seus testes PCR em um hospital na cidade de Atsugi no mês passado. Mas neste mês, o número já havia ultrapassado 320 nos 15 dias até segunda-feira.
Oficiais de hospitais suspeitam que o número aumentou porque as pessoas estão preocupadas que podem ter tido contato próximo com infectados.
Tóquio e outras duas províncias vizinhas, Saitama e Chiba, também estão pedindo ao governo central que configure procedimentos que facilitarão para os centros de saúde pública realizarem rastreamento de contato.
Fonte: NHK