Em resposta ao novo estado de emergência pelo coronavírus declarado para Tóquio e províncias vizinhas, supermercados que operam na área metropolitana estão considerando limitar a entrada de clientes se necessário para evitar que aglomerações sejam formadas.
A Summit Inc., que opera supermercados principalmente em Tóquio e nas províncias de Saitama, Chiba e Kanagawa, onde a nova declaração de emergência foi emitida, está pedindo aos clientes novamente que visitem as lojas em pequenos grupos e passem pouco tempo nos estabelecimentos.
Quando a declaração de emergência anterior para a epidemia foi emitida em abril do ano passado, lojas da Summit ficaram lotadas de clientes que buscavam estocar alimentos e outros itens.
Desta vez, supermercados aumentaram massivamente os estoques de produtos, como macarrão instantâneo, que se tornaram alvo de “pânico de compras” na emergência do vírus no ano passado. O ministro da agricultura Kotaro Nogami pediu aos consumidores que não se desesperem para estocar produtos e ajam com calma.
Além de limitar o número de clientes permitidos nas lojas durante horários quando eles estão cheios, grandes operadoras de supermercados evitarão realizar ofertas.
Com início no sábado (9), a Life Corporation suspendeu a distribuição de panfletos de todas as suas 121 lojas na grande área de Tóquio para reduzir riscos de infecção tanto para funcionários como clientes.
Fonte: Jiji