Apesar da escassez de chips, Toyota avança com meta de produção global de 8,25 milhões de veículos (banco de imagens)
A Toyota Motor está no caminho para produzir cerca de 8,25 milhões de veículos no mundo para o ano que encerra em março, aderindo amplamente à previsão anterior, embora uma escassez de semicondutores tenha prejudicado a indústria de automóveis nas últimas semanas, soube o Nikkei na segunda-feira (25).
Publicidade
Uma escassez de chips causada pela pandemia de coronavírus forçou muitas montadoras no mundo a reduzirem produção nas últimas semanas.
A Toyota está enfrentando cortes de alguns modelos nos EUA, China e França. Mesmo assim, ela planeja compensar essas reduções ao aumentar a produção de modelos não afetados pela falta de chips.
A montadora japonesa registrou uma queda na produção devido ao coronavírus no início deste ano fiscal, com a produção em alguns meses caindo cerca de 50% ano a ano. Mas esses números vêm se recuperando desde o verão.
Estima-se que a produção japonesa seja de cerca de 2,95 milhões de veículos.
A montadora espera que a tendência continue no próximo ano fiscal, que começa em abril. Ela planeja produzir cerca de 800 mil veículos globalmente em abril – duas vezes mais do que abril de 2020, quando foi afetada duramente pela pandemia, e 8% a mais do que em abril de 2019.
O número leva em consideração tendências de vendas para diferentes modelos, assim como fornecimento de seus componentes. “Modelos diferentes são afetados distintivamente pela escassez de chips”, disse um executivo da Toyota.
Fonte: Asia Nikkei